Poder energético

Há muitas crenças sobre o poder energético das pedras preciosas, e claro, sobre as turmalinas. São histórias desde os tempos mais remotos que atribuem às pedras cura e proteção, sendo que muitas eram usadas como amuletos ou talismãs.

Parece misticismo? Pois é, mas estudos comprovam que existe uma alquimia de como os cristais atuam na nossa mente e corpo. Sim, existe uma ciência, chamada Litoterapia, que estuda e aplica técnicas ancestrais usando pedras para terapias corporais. Minha ideia hoje é dar uma pincelada pra você sobre esses aspectos que eu estudei em livros e cursos sobre Litoterapia, de Angelica Lisanty.

 

Alquimia

As pedras são formadas sob altíssima pressão e temperatura em uma camada da Terra chamada litosfera. Enquanto elas estão sendo formadas uma série de associações químicas entre diversos minerais, também está acontecendo. Curiosamente, uma grande parte dos elementos químicos presentes nos cristais também está presente no nosso corpo e é aí que a mágica (ou alquimia) acontece.

Os minerais não só são os responsáveis pelas cores dos cristais - por exemplo, manganês dá o tom rosa, cobre dá o tom verde - como também interagem em nosso corpo através do eletromagnetismo. Fisicamente, eles auxiliam no equilíbrio das “reservas” dos elementos presentes no nosso corpo, e metafisicamente, vão atuar no Chakra correspondente àquela faixa vibratória (ou, a cor) do cristal.

O que isso quer dizer, no princípio da Litoterapia, e em determinadas aplicações, é que as pedras “conversam” com o nosso organismo.


Turmalina melancia e o Chakra do Coração

Todas as turmalinas estão associadas a promover algum tipo de benefício. De forma breve (mas voltarei a falar da variedade de turmalinas) a turmalina rosa, pela sua cor, está ligada à sensibilidade e às questões do coração. Ela ajuda nos processos de cura emocional, promove a limpeza de emoções negativas e a reintegração das emoções. Já a turmalina verde auxilia muito no equilíbrio da saúde do corpo físico como um todo.

Considerando que as turmalinas melancia costumam ter as nuances das cores verde e rosa, e estas duas cores estão super ligadas ao chakra cardíaco, a união de rosa e verde em uma mesma gema, é uma superativadora do Chakra do coração. Amor, compaixão e ternura se amplificam em um poderoso campo energético, favorecendo a conexão com o Eu Superior, eliminando medos, negatividades e contribuindo para elevar o entusiasmo pela vida. Uma só pedra reúne a harmonia e equilíbrio da energia das turmalinas verde e rosa.

E se é bom para o coração, nós amamos. Por isso, a turmalina melancia é uma das pedras mas festejadas aqui no Atelier.


Alegria de viver

Outra informação muito interessante é que a turmalina melancia era uma pedra muito popular na Índia, chegando a ser utilizada como amuleto para estimular a atratividade - era considerada um afrodisíaco natural ! Esse uso está relacionado ao “poder” da turmalina melancia em estimular a autoestima e alegria de viver.

Quer melhor afrodisíaco?