A gema preciosa sempre presente aqui no Atelier tem este nome devido à sua relação com as cores da fruta melancia: verde nas extremidades e rosa no centro. Estes tons e suas nuances são sempre diferentes. Por isso dizemos que cada turmalina melancia é única. Sobre esta curiosidade, a gente conta aqui um pouquinho.

 

A alquimia por trás da turmalinas

As turmalinas são constituídas por minerais de silicato de boro e alumínio o que confere a elas variações de aspecto e cores de acordo com a sua formação química. Os elementos mais comuns em sua formação são o ferro, o magnésio, o sódio, cálcio e lítio. Sua preciosidade se dá ao espectro de cores, quer dizer, ela pode ser encontrada em infinitas nuances e cores, mas por apresentar várias faces a coloração pode mudar dependendo do ângulo em que a pedra é observada.


Geralmente, as turmalinas ricas em ferro apresentam tons que variam do preto ou preto-azulado ao castanho escuro. Já as ricas em magnésio apresentam tons castanhos ou amarelos, enquanto as turmalinas ricas em lítio apresentam quase todas as cores do arco-íris - azul, verde, vermelho, amarelo ou rosa etc. A turmalina mais rara é a incolor.
Para efeito de curiosidade, são pedras resistentes - sua dureza é de 7 a 7.5, na escala de Mohs, enquanto os diamantes se apresentam na escala 10.

 

Origens das turmalinas

As turmalinas podem ser encontradas com mais facilidade no Brasil, na Namíbia e nos Estados Unidos. Podem ser encontradas também no Sri Lanka, Urais e Madagascar. A turmalina melancia pode ser encontrada em vários países da África, no Paquistão, e no Brasil, nas regiões de Araçuí, Governador Valadares, Coronel Murta e Teófilo Otoni.

 

Turmalina melancia e turmalina bicolor

"Alerta curiosidade": como todas as gemas preciosas as turmalinas têm classificações diferentes. A turmalina melancia costuma apresentar um desenho que lembra uma mancha - sua cor interior difere em relação a sua extremidade. Essa característica é mais facilmente percebida a partir das lapidações “fatia”, “rosecut”, “cabuchon” e quando a pedra apresenta nítidas variações das cores verde e rosa. Já a turmalina bicolor pode apresentar degradês de cores, e até mesmo verde e rosa como a melancia, porém, como a pedra de lapidação facetada tem essa variação de uma ponta à outra, ela é considerada bicolor, e não melancia.

 

A Pedra do Coração

Nós, aqui no Atelier, amamos turmalinas de todas as cores e nuances e elas compõem alegremente nossas joias. A turmalina melancia se tornou nossa favorita por apresentar nuances que combinam, naturalmente, os tons verde e rosa. Você pode encontrá-las em nossas criações em todas as variedades de lapidação. No próximo post dos Cadernos da Isa, nós vamos contar sobre a relação dessas gemas com os Chakras.

 

PS.: Entenda os termos

Fatia: como já diz o nome, é uma fatia da pedra.

Rosecute: tem este nome pois lembra a forma das pétalas de uma rosa, graças a lapidação com várias facetas e a base reta.

Cabochon ou caboche, do francês: lapidação usada para exibir as cores e os efeitos óticos das pedras preciosas. A parte inferior é plana ou levemente convexa, e a parte superior é lapidada de forma arredondada.

Facetada: ou lapidação em facetas, que se apresenta em três formas diferentes, esmeralda, degraus e brilhante.