Dois trabalhos que eu sempre admirei: joalheria e cerâmica.

Há mais de 15 anos me lancei no mundo da joalheria, e que se tornou não só uma profissão, mas um empreendimento que conduzo com muito amor. Recentemente, e de certa forma motivada pela joalheria, embarquei em um novo aprendizado: o das cerâmicas.

Tudo começou como hobby. Fazia peças para minha casa ou para usar no Atelier, como xícaras para o chá da tarde ou para servir um café para as clientes. Sem que eu planejasse, de fato, a cerâmica foi ganhando força e, quando dei por mim, já estava produzindo peças para vender no Atelier. A sensação de colocar no forno minha primeira ‘minicoleção’, foi incrível !

Foi então que, um dia desses, ao ver as peças recém saídas do forno - opa! um pouco diferentes do que eu imaginava -, percebi quantos aprendizados essas duas artes milenares trouxeram pra minha vida ! E com elas, percebo as grandes virtudes necessárias: paciência e resiliência.

 

 

 

Por mais planejamento que a gente faça, nem sempre as coisas saem do jeito que almejamos. Na joalheria, uma pedra pode quebrar quando a peça já está pronta ou o banho pode dar errado, e a fundição inteira dá problema (só) porque caiu a energia... Na cerâmica, a peça que você passou o dia modelando, ‘ups’, trincou!; o esmalte ou o barro mudaram de cor.

 

 

- Ah... não saiu como esperado !

Exato! A verdade é que as imperfeições e o inesperado estão presentes na vida, na nossa cara e o tempo todo. Nos desafiando. Me parece que é pra mostrar (ou nos dizer...) que a forma como encaramos o que é adverso, faz toda a diferença. Cabe a nós escolher, se nos rendemos à frustração ou se usamos criatividade e calma, para recriar aquilo que vislumbramos.

 

Por aqui, sigo tentando incorporar esses aprendizados no dia a dia (ufa, e como é difícil!).

Respiro, reinvento, uso flores, muitos tons de rosa… e poesia.

“Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces.
Recomeça.”

- Cora Coralina